Sábado, 23 de Novembro de 2024
Feira de Santana Greve dos bancos

Bancários de Feira de Santana aprovam greve por tempo indeterminado a partir de sexta-feira

Os clientes do Banco do Brasil, Caixa Econômica e BRB, especialmente em Feira de Santana, devem se preparar, pois, a partir de sexta-feira, as unidades podem entrar em greve por tempo indeterminad

10/09/2024 às 09h48 Atualizada em 10/09/2024 às 11h13
Por: Redação Feira Em Pauta
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em assembleia realizada na noite de segunda-feira (09/09), os bancários de Feira de Santana definiram os próximos passos da Campanha Salarial 2024. A maioria dos trabalhadores do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco de Brasília (BRB) rejeitou as propostas de acordo e aprovou a deflagração de greve por tempo indeterminado, com início previsto para a madrugada desta sexta-feira (13/09). Apenas no Banco do Nordeste (BNB) a proposta foi aprovada, descartando a paralisação.

Edmilson Cerqueira, diretor de comunicação da entidade, afirmou à nossa reportagem que a categoria participou de 13 rodadas de negociação desde junho, mas não houve avanços significativos por parte dos banqueiros. "Alguns bancos não concordaram com o que foi proposto, por isso a decisão pela greve por tempo indeterminado", explicou.

Ainda de acordo com Edmilson, assembleias ocorreram em todo o país para discutir o acordo da data-base da categoria. Os banqueiros ofereceram um reajuste de quase 0,5% para este ano e para 2025, com a manutenção dos direitos adquiridos. No entanto, alguns pontos no texto do acordo geraram discordância entre os bancários. "A rede privada aprovou o acordo, mas a rede pública, incluindo a Caixa Econômica, o Banco do Brasil e o BRB, não aceitou e decidiu pela greve a partir de sexta-feira", destacou.

Ele também ressaltou que alguns itens não foram resolvidos durante as negociações, como o plano de saúde da Caixa Econômica e questões que ficaram pendentes após a reforma trabalhista. "Os bancários não concordaram com a continuidade dessas mudanças e rejeitaram a proposta", afirmou.

O Comando Nacional da categoria buscará, até sexta-feira, negociar com as direções dos bancos envolvidos para tentar resolver as pendências. Caso não haja avanços até quinta-feira, a greve será mantida nos bancos públicos. Na Federação da Bahia e Sergipe, os bancários do Banco do Brasil, Caixa Econômica e BRB já rejeitaram o acordo e estão preparados para paralisar as atividades.

"Os clientes do Banco do Brasil, Caixa Econômica e BRB, especialmente em Feira de Santana, devem se preparar, pois, a partir de sexta-feira, as unidades podem entrar em greve por tempo indeterminado", alertou Edmilson.

Com informações: Jota Bezerra

Por: Mayara Silva

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários