Um homem foi conduzido para a delegacia para registro da ocorrência na noite desta quinta-feira (19) após ser flagrado realizando o descarte irregular de entulho nas proximidades do CSU (Centro Social Urbano), no bairro Cidade Nova. O ato configura crime ambiental, com base na Lei Municipal 120/2018 que intitui o Código Municipal de Meio Ambiente.
De acordo com o chefe de gabinete de Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), Elimar Oliveira, uma guarnição da Guarda Municipal estava seguindo para outra diligência quando flagrou o homem despejando uma grande quantidade de restos de construção no local - que já é conhecido por problemas de poluição e descarte inadequado de resíduos. A prática, além de crime ambiental, traz riscos à saúde pública e ao meio ambiente.
"Estamos intensificando as operações para coibir práticas de descarte irregular, que comprometem a qualidade de vida da população e afetam o meio ambiente. É essencial que a comunidade se conscientize sobre a importância do descarte correto de resíduos", afirmou o chefe de gabinete.
A operação também contou com a participação da Secretaria de Meio Ambiente. Um fiscal da pasta destacou que o local possui uma placa alertando da proibição de jogar lixo e ressaltou que a região tem sido monitorada por câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) devido a grande incidência de casos.
"O descarte de resíduos é crime ambiental. A população pode ajudar na fiscalização e, ao notar atividades suspeitas, deve informar às autoridades competentes", orienta o fiscal do Meio Ambiente, Roberto Portugal.
O descarte irregular de resíduos afeta não apenas a estética urbana, mas também a saúde pública. A região foi alvo de operações de limpeza em fevereiro deste ano e segue recebendo ações rotineiras.