A Operação Coronelismo foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (1º) nos municípios baianos de Ilhéus, Salvador e Conceição do Coité–BA. A ação visa combater crimes eleitorais e conexos praticados, no presente momento, por coligação partidária.
Nove mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos e expedidos pela Justiça Eleitoral de Ilhéus. Investigações apontam o uso ilegal da estrutura pública, o emprego de servidores, veículos e combustíveis públicos, em benefício de determinada coligação partidária, ocasionando prejuízo aos cofres públicos municipais.
Também foram identificadas supostas fraudes documentais, com superfaturamento de contratos, praticadas, em tese, para encobrir o uso ilegal da estrutura pública em benefício privado.
Os acusados irão responder por crime de utilização de veículo público em campanha eleitoral, cuja pena é o cancelamento do registro do candidato ou de seu diploma, bem como pelos crimes de peculato, de falsificação de documento público e de associação criminosa.