O projeto "Desnude - Desmistificando a Musa", dirigido por Katiane Brito e produzido pela CenaCurta Audiovisual, tem como objetivo celebrar as trajetórias inspiradoras de seis artistas excepcionais da cidade de Feira de Santana e da Bahia.
Esse grupo de artistas, incluindo cantoras, compositoras, uma atriz, uma artista plástica, uma dançarina afro e produtoras, enfrentam diariamente os desafios impostos por uma sociedade machista e patriarcal.
As homenageadas são Jôh Ras, Kareen Mendes, Tulipa Negra, Daniele Tavares, Simone Rasslan e Carmem Silva. Suas jornadas são apresentadas como testemunhos vivos de resiliência e determinação, destacando as dificuldades enfrentadas e superadas em suas carreiras artísticas.
O projeto busca lançar luz sobre essas narrativas inspiradoras, evidenciando a luta diária dessas mulheres para superar preconceitos de gênero e a escassez de recursos e apoio.
A equipe do projeto inclui importantes agentes da cultura feirense: o cineasta Rev Costa, o produtor cultural Elsimar Pondé, o ativista cultural Tino Neto, o produtor musical Bruno Mendes, o cenógrafo Eli Reis, a publicitária e cantora Adriana Lima e arista visual Erica Silva responsável pela concepção estética do documentário.
O documentário destaca as histórias e conquistas dessas artistas. Será realizado um lançamento, no próximo dia 31 de outubro na Casa Noise, e exibições em museus e escolas. Além disso, quatro workshops de empoderamento artístico serão promovidos, abordando áreas como música, teatro e artes plásticas.
Uma roda de conversa aberta ao público também será realizada com a intenção de promover um diálogo mais direto com a comunidade. O projeto "Desnude - Desmistificando a Musa" tem apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal, através de edital publicado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Feira de Santana.