A pedra fundamental da biorrefinaria Inpasa foi lançada nesta terça-feira (22), em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. O empreendimento vai tornar a Bahia autossuficiente na produção de etanol e gerar mais de 400 vagas de empregos.
A empresa, que tem previsão de lançamento no estado em 2026, é a maior produtora de combustível limpo e renovável a base de grãos na América Latina.
A cerimônia de lançamento teve a participação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do presidente da empresa, José Odvar Lopes, e de secretários estaduais.
Confira curiosidades sobre a implementação da fábrica na Bahia: A unidade será instalada na BR- 242, em Luís Eduardo Magalhães.
A expectativa é de que sejam gerados cerca de 2,5 mil postos de trabalho durante a obra e mais de 450 empregos diretos com o início das operações.
O milho já plantado na região será processado para produzir etanol anidro (misturado à gasolina), hidratado (utilizado diretamente nos postos de combustíveis) e neutro (destinado à indústria farmacêutica e cosmética)
De acordo com o governo do estado, com a implantação da fábrica a Bahia deixará de importar cerca de 700 milhões de litros de etanol de Goiás, equivalente a 70% do consumo atual do Estado.
A unidade vai receber um investimento estimado de R$1,3 bilhão para uma capacidade de processamento anual de um milhão de toneladas de grãos.