A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), concluiu a modernização sustentável na fachada do órgão, proporcionando um ambiente mais bonito e acolhedor. O prédio público passou por uma intervenção com foco na sustentabilidade e no reaproveitamento de materiais, transformando-se em um exemplo de eficiência e responsabilidade ambiental. A obra, coordenada pela SESP, aproveitou sobras de materiais de construção das obras do município que teriam como destino o aterro de resíduos inorgânicos do município.
Onde se destaca o uso de madeiras provenientes das podas de árvores realizadas na cidade e de espécies vegetais cultivadas no horto municipal. A combinação desses elementos deu origem a um canteiro com o clima de praça e plantas do bioma caatinga, conforme explicou o Diretor de Áreas Verdes, João Falcão.
Toda a mão-de-obra envolvida no projeto foi composta por servidores da própria secretaria, incluindo as equipes técnicas de arborização, construção, poda e limpeza. O trabalho coletivo foi desenvolvido sem comprometer as atividades de zeladoria do município, e, segundo João Falcão, os colaboradores estão orgulhosos de ver cada detalhe cuidadosamente pensado materializado na obra.
Um dos grandes destaques da reforma é o painel grafitado por um artista local, que homenageia a riqueza cultural de Feira de Santana. O painel, que inicialmente serviria apenas para harmonizar a fachada, chamou a atenção de todos, atraindo moradores e visitantes, transformando-se em um local instagramável pela beleza da combinação entre arte e paisagismo.
Denilton Brito, secretário interino de Serviços Públicos, afirmou que a reformulação foi inspirada na revitalização do Parque da Cidade, com o desafio de realizar uma reforma conceito sem grandes custos ao município. A iniciativa contou com o apoio de outras secretarias, como a Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA), que redirecionou materiais excedentes, e a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), que contribuiu com a instalação de faixas de pedestres para garantir a segurança dos servidores e visitantes.
Outro aspecto inovador da reforma foi o uso de tecnologia embarcada para irrigação das áreas verdes. O sistema automatizado de irrigação inteligente garante economia de água e energia, além de promover a sustentabilidade e reduzir a ocorrência de doenças foliares. A tecnologia também inclui sensores de segurança que ativam refletores e sirenes em caso de tentativa de invasão ou vandalismo, enviando alertas para as áreas de segurança.
A SESP já planeja novos projetos sustentáveis, como uma praça conceito, que, segundo o diretor do Departamento de Áreas Verdes da SESP, servirá de modelo para futuras iniciativas de baixo custo e alta eficiência ambiental, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida na cidade.