Quinta, 21 de Novembro de 2024
Brasil Biodiversidade

Afrodescendentes buscam reconhecimento em conferência da ONU sobre biodiversidade

Durante os debates, foi destacado o papel fundamental dos povos indígenas na preservação ambiental.

25/10/2024 às 08h19
Por: Redação Feira Em Pauta Fonte: Metro1
Compartilhe:
Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Na conferência sobre biodiversidade COP16, realizada na quarta-feira (24) em Cali, a Colômbia e o Brasil pressionaram a ONU pelo reconhecimento oficial da contribuição dos afrodescendentes para a conservação da rica biodiversidade da região.

Durante os debates, foi destacado o papel fundamental dos povos indígenas na preservação ambiental. A nova proposta visa dar reconhecimento similar aos afrodescendentes, cujos saberes tradicionais e modos de vida também ajudam na conservação. "Quilombolas e indígenas, eles são agentes de conservação da natureza", disse a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, à Reuters. "Agentes de conservação do nosso planeta, na verdade".

A proposta do Brasil e da Colômbia, em análise, incentiva as partes da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU a se conectar com essas comunidades e integrar seus conhecimentos tradicionais nas decisões sobre práticas sustentáveis. Além disso, a proposta busca proteger os territórios tradicionalmente ocupados por essas comunidades durante as negociações da ONU.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários