São Gonçalo dos Campos alcançou um feito expressivo nesta quarta-feira (06). Pela primeira vez na história, o município conquistou o Selo UNICEF, que é concedido às gestões que apresentaram melhorias significativas na qualidade de vida das crianças e adolescentes entre 2021 e 2024.
A cidade obteve índices superiores à média nacional em indicadores ligados à saúde, educação e proteção contra a violência. A confirmação da conquista foi anunciada pelo prefeito Tarcísio Pedreira (União), através das redes sociais.
“Dos 417 municípios da Bahia, poucos conseguiram o selo referente aos últimos quatro anos. E depois de passar mais de 20 anos tentando, pela primeira vez na história, nós somos um desses. Para que a minha gente tenha noção do tamanho dessa conquista, saibam que dos 16 municípios que compõem a região metropolitana de Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos foi a única que conquistou o selo UNICEF”, destacou Pedreira.
O prefeito reeleito vê a conquista como reflexo das políticas públicas encampadas como prioridade pela administração. “É óbvio que essa conquista é, sim, motivo de reconhecimento. Ela nos enche de orgulho (…) Mas o melhor prêmio é a felicidade da mãe, o sorriso do bebê, que nasce com saúde, é a alegria das nossas crianças na escola aprendendo”, celebrou o gestor.
Entre os objetivos propostos pela ONU e alcançados por São Gonçalo dos Campos estão: cuidados com a primeira infância; imunização e acesso à saúde; melhorias na educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho; investimento em saúde física e mental; promoção de hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteção de crianças e adolescentes das violências e proteção social às famílias vulneráveis.
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios brasileiros.