A primeira capital do Brasil, Salvador, é a cidade baiana que concentra o maior número de favelas e comunidades urbanas, de acordo com os dados do Censo 2022, divulgados nesta sexta-feira (8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No ranking das oito maiores cidades do estado, Salvador lidera o quesito com 262 favelas e comunidades urbanas. O município, sob comando do prefeito reeleito Bruno Reis (União Brasil), possui 2.568.928 habitantes, segundo os números coletados pelo próprio IBGE.
Na capital baiana, o instituto ainda elencou os bairros de Beiru/Tancredo Neves e Pernambués como uma das 20 maiores favelas do país. As comunidades aparecem em 10º e 11º lugar, respectivamente.
Em segundo lugar no ranking estadual, aparece Feira de Santana, com 49 favelas e comunidades urbanas. A cidade, que é a segunda mais populosa da Bahia e a maior do interior, está sob a administração do prefeito Colbert Martins (MDB).
auto skip
Os pesquisadores do IBGE consideram favelas e comunidades urbanas localidades com características como insegurança jurídica da posse, ausência ou oferta precária ou incompleta de serviços públicos, padrões urbanísticos fora da ordem vigente e ocupação de áreas com restrição ou de risco ambiental.
Confira o ranking do nº de favela nos oito maiores municípios baianos
Salvador: 262
Feira de Santana: 49
Camaçari: 47
Lauro de Freitas: 35
Itabuna: 34
Ilhéus: 22
Barreiras: 9
Ilhéus: 1