A jovem atleta Maria Clara, do Centro de Treinamento TALENT, conquistou a medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano de Ginástica Aeróbica, uma das competições mais prestigiadas da modalidade. Com apenas 13 anos, a baiana superou desafios pessoais e financeiros para chegar ao pódio na competição continental.
"Hoje, o que mais Maria Clara precisa é de patrocinadores para garantir alimentação saudável, equipamentos de treino, transporte e ajuda para participar das competições sem se preocupar com os custos.", afirma Ana Cláudia, mãe da ginasta
Além do Pan-Americano, Maria Clara é vice-campeã Brasileira de 2022, campeã baiana de 2022 (trio), medalhista de bronze no Baiano em 2023 e 2024, finalista do Brasileiro de 2024 e da Copa Sul-Americana de 2024, além de integrar a Seleção Brasileira na modalidade.
Para chegar ao Pan, a atleta enfrentou grandes obstáculos e foi através de uma vaquinha virtual, o apoio da comunidade e de um patrocinador, que conseguiu arrecadar os recursos necessários para participar. "Depois de tanta luta e tantas noites sem dormir, recebemos apoio de pessoas que nem conhecíamos. Foi uma corrente de solidariedade que nos permitiu estar aqui hoje", conta Ana Cláudia.
Maria Clara treina no Centro de Treinamento TALENT, fundado em 2015 por Eliana e Adison Mirales no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O TALENT surgiu como resposta às dificuldades enfrentadas pela fundadora, que, ao abandonar sua carreira de atleta por falta de recursos, decidiu ensinar crianças da comunidade. Hoje, o centro é referência em ginástica na Bahia.
A medalhista chega nesta segunda (18), no Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães, trazendo a medalha de ouro e muito orgulho para sua comunidade.