Domingo, 22 de Dezembro de 2024
Política Medalha

De trajetória política “impecável”, João Durval receberá Medalha Princesa do Sertão

João Durval foi prefeito de Feira de Santana em dois momentos bem distintos. Primeiro em 1966 e depois em 1992. Como vereador, entre 1954 e 1958, assumiu a presidência da Câmara e foi prefeito interino à época

13/12/2024 às 13h54
Por: Redação Feira Em Pauta
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Vereador de Feira de Santana e prefeito da cidade. Deputado federal, senador da Bahia, secretário de Estado e governador da Bahia. Esse poderia ser o resumo da trajetória de João Durval Carneiro, feirense com formação em Odontologia que tem o nome cravado em todos os cantos da terra natal. Seja por obras grandiosas ou pequenas ações que fazem a diferença na vida das pessoas. Mas a sua história vai muito além e o faz merecedor inconteste da Medalha Princesa do Sertão, que será outorgada pela Câmara Municipal.

O projeto de concessão da honraria, de autoria da presidente da Casa, Eremita Mota (PP), foi aprovado nesta quinta-feira (12), por unanimidade dos vereadores presentes. A sua atuação em todos os postos que assumiu ao longo da carreira política é a justificativa da vereadora. “João Durval teve participação efetiva no processo de desenvolvimento de Feira de Santana e da Bahia, nas mais variadas áreas”, atesta Eremita. Ela lembra que o político ingressou na política em 1953. Até então exercia a profissão de odontólogo.

Em seu histórico como gestor de órgãos públicos destacam-se as ações em prol da Saúde, Educação, Eletrificação e Abastecimento de água. “Muito do que a Bahia é hoje tomou impulso naquela época”, diz a justificativa do projeto, referindo-se à atuação de João Durval à frente do Governo do Estado. Vale ressaltar a adutora Pedra do Cavalo, reconstrução do Mercado Modelo e ampliação do Aeroporto de Salvador. Sua administração foi marcada por um constante equilíbrio entre a capital e o interior do Estado.

João Durval foi prefeito de Feira de Santana em dois momentos bem distintos. Primeiro em 1966 e depois em 1992. Como vereador, entre 1954 e 1958, assumiu a presidência da Câmara e foi prefeito interino à época. Terceiro senador da República mais votado em 2006, João Durval foi considerado o 12º mais atuante entre os 81 parlamentares daquela legislatura, em levantamento realizado pelo Núcleo de Estudos sobre o Congresso do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Rio de Janeiro (IESP/UERJ), em parceria com a Revista Veja.

Casado com a professora, Ieda Barradas Carneiro, o ex-prefeito e governador teve com ela sete filhos: Márcia, João Henrique, Sérgio Carneiro, Cristianna, Luis Alberto, Geórgia e Gal. Vale lembrar que dois deles, João Henrique e Sérgio, também enveredaram na carreira política. Atualmente, JD reside em Salvador, mas ainda mantém laços com o lugar onde nasceu e que carrega, além do reconhecimento de seus habitantes, o seu nome em ruas e avenidas, escolas e até um distrito (antigo Ipuaçu).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários