A Prefeitura de Feira de Santana enviou a Câmara Municipal o Projeto de Lei Nº 025/2024 que rege sobre a criação da Orquestra Sinfônica Municipal de Feira de Santana (OSIFS). A matéria será apreciada pelo legislativo municipal e caso seja aprovada retornará ao Executivo para sanção do prefeito.
A OSIFS terá como objetivo promover o ensino e a prática da música em grupo, além de incentivar a musicalidade na sociedade feirense por meio de atividades integradoras e projetos que ampliem o cenário artístico e cultural da cidade.
Os alunos interessados em ingressar como instrumentistas ou cantores serão selecionados por meio de um teste seletivo público, que será regulamentado por edital a ser publicado no Diário Oficial do Município. Os selecionados terão a oportunidade de se apresentar em eventos culturais locais e de representar Feira de Santana em outras cidades.
A Orquestra Sinfônica será composta por diversos instrumentos musicais, com as seguintes quantidades máximas:
A implantação e manutenção da OSIFS serão financiadas pela Lei Orçamentária do Município, além de doações, convênios e parcerias com entidades públicas e privadas.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, destaca a importância da iniciativa. "É essencial que o município de Feira de Santana fomente nossa cultura por meio da música, oferecendo oportunidades para que cidadãos de todas as idades possam desenvolver seus talentos e habilidades. Isso não apenas favorece o crescimento pessoal, mas também nos permite representar nossa cidade em eventos culturais locais e fora do município. A criação da Orquestra Sinfônica Municipal é um passo importante para fortalecer e engajar ainda mais a comunidade feirense na cultura e nas artes", considera.
O projeto prevê ainda que, adicionalmente, os futuros membros da Orquestra Sinfônica cedem, por tempo indeterminado, os direitos de uso de sua voz e imagem para as atividades regulares e extraordinárias da Orquestra.