Desde que o então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) soltou a frase "Um homem sem um amor não é nada. No meu governo todo mundo vai namorar”, os solteiros de plantão passaram a exigir a criação de um Ministério do Namoro. Embora a pasta não tenha sido criada, há quem tenha se aproveitado da ideia para fazer seguidores.
No Instagram, a página "Ministério do Namoro" tem logomarca, "pronunciamento", e 20 mil seguidores reunidos em torno do meme. Desde fevereiro, o perfil é alimentado pelo advogado e filiado à Rede Sustentabilidade Lucio Pires, que relatou à CNN que o alcance da página chegou a 2 milhões nos últimos 30 dias.
“As pessoas estão solteiras e querem achar um amor de verdade e brincam com isso na cobrança a Lula, mas, no fundo, no fundo, a expectativa é de que eles consigam achar, né?", brincou.
Para a ocupação do cargo de um possível ministro, foi feita uma enquete. Anitta foi o nome mais citado, enquanto a Irmã Zuleide é mencionada para Secretaria do Namoro Gospel.
“O assunto é divertido, mas acredito que pode ser levado a sério também. Vários países possuem ministérios ou secretarias que visam o bem-estar do solteiro, por exemplo, Noruega, Reino Unido, Japão, Bélgica, Coréia do Sul, Suécia e Finlândia”, argumentou o advogado.