Domingo, 05 de Janeiro de 2025
Bahia Câmara de mulheres

Câmara de Cuiabá elege mesa diretora composta apenas por mulheres

Mulheres só haviam ocupado inteiramente uma mesa diretora em capital em ocasiões especiais, como no Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente em 8 de março.

03/01/2025 às 10h25
Por: Redação Feira Em Pauta
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pela primeira vez na história, uma capital vai ter uma mesa diretora eleita composta inteiramente por mulheres. Na última quarta-feira, 1°, a vereadora Paula Calil (PL) foi eleita para comandar a Câmara Municipal de Cuiabá, no Mato Grosso, até 2026.

Além dela, também estarão na Mesa Diretora da Casa:

    Maysa Leão (Republicanos), primeira vice-presidência;
    Michelly Alencar (União), segunda vice-presidência;
    Katiuscia Manteli (PSB), primeira-secretária;
    e Doutora Mara (Podemos), segunda-secretária.

Ao todo, a Câmara de Cuiabá conta com 27 parlamentares. Do total, oito são mulheres — cerca de 30% do plenário. A chapa inteiramente feminina recebeu 19 votos favoráveis na eleição.

Mulheres só haviam ocupado inteiramente uma mesa diretora em capital em ocasiões especiais, como no Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente em 8 de março.

Este foi o caso de Maceió, em 2023: na ocasião, o ocupante eleito da presidência — homem — delegou o comando da sessão ordinária daquele dia a uma mulher, que era então primeira vice-presidente, e chefiou a sessão ao lado de outras duas mulheres.

Esta também vai ser a primeira vez que mulheres, também levando-se em conta sessões pontuais, comandam inteiramente a mesa diretora do Legislativo cuiabano.

Em discurso de posse, Paula Calil disse que o momento é “inédito” e de “grande simbolismo” para o Brasil.

“Todos nós que fazemos parte dessa Legislatura já entramos para a história, em nosso primeiro ato nessa casa”, declarou, pedindo uma salva de palmas ao Plenário.

Por G1

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários