A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana (Secel) já deu início ao planejamento cultural da cidade para 2025. Durante a primeira semana de gestão à frente da pasta, o secretário de Cultura, Cristiano Lôbo, esteve com a secretária Márcia Ferreira, que comanda a Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), iniciando um processo de integração colaborativa entre as secretarias.
Neste primeiro momento, os secretários discutiram estratégias focadas no planejamento da Micareta de Feira, marcada para ocorrer entre os dias 1º e 4 de maio deste ano. A folia momesca é o primeiro grande evento anual de Feira de Santana e marca a estreia do secretário Cristiano Lôbo na organização do primeiro e maior Carnaval fora de época do Brasil.
"Em visita a secretária, entre os vários pontos discutidos, ficou definido que toda a organização referente ao comércio ambulante ficará a cargo da Settdec. Anteriormente, os ambulantes procuravam a secretaria de cultura para realizar o cadastramento de profissionais que trabalham na festa, o que gerava longas filas na sede, mas todo esse processo de cadastramento e fiscalização passa a ser direcionado à secretaria de Desenvolvimento Econômico. Esta é uma movimentação que vai garantir mais celeridade e eficiência a operação", afirma o secretário da Secel.
Para a secretária da Settdec, Márcia Ferreira, o intuito das discussões é garantir que a festa seja readequada, trazendo melhorias para os foliões e comerciantes, mas sem perder a característica de festa do povo. Entre os pontos debatidos estão a criação de uma Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) e atração de grandes investidores.
"Traçamos estratégias e planejamento para a Micareta 2025, analisamos a festa do ano passado, os pontos fracos e fortes, expomos isso e o secretário deixou claro que a festa do povo tem que ter muita alegria e segurança. Então, falou-se da formação da FPI, que é uma determinação da lei, falou-se da questão do envelopamento da festa, ou seja, atrair investidores porque, para a festa acontecer com muita alegria,atrações e organização, precisa de investimento. Além disso, falamos sobre reuniões com blocos, sobre toda a parte afro da festa, o palco fixo e a organização para os ambulantes no sítio da festa", relata Márcia.
Cristiano Lôbo salienta ainda que a visita faz parte de um extenso cronograma itinerante que será realizado por ele, visando estabelecer uma parceria ativa da Secel com todas as pastas municipais.
"A cultura acaba permeando outras áreas, necessitamos do apoio de outras secretarias, é necessário esse alinhamento para que a gente consiga estabelecer direcionamentos certeiros durante o processo", pontua.
Além dos secretários, estiveram presentes no encontro o diretor do Departamento de Promoções e Eventos Especiais da Secel, Naron Vasconcelos, a Chefe de Gabinete da Secel, Sandra Farias, e o assessor da secretária Márcia, Aristóteles Rios.