Esta segunda-feira (20) é o último dia para realizar matrículas na rede municipal de ensino. As escolas estarão abertas das 8h às 17h para atender pais e responsáveis que desejam garantir uma vaga para seus filhos no ano letivo de 2025. Esse prazo é válido para todas as instituições da rede municipal, com exceção do recém-municipalizado Colégio Wilson Falcão, localizado no bairro Pedra do Descanso, que terá matrículas estendidas até a próxima quarta-feira (22), de forma excepcional.
A matrícula pode ser realizada diretamente nas unidades escolares mediante a apresentação dos documentos necessários (listados ao final desta matéria). A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) reforça que as equipes estão mobilizadas para oferecer um atendimento ágil e eficiente neste último dia de matrículas.
A Seduc informa que após esse período, a rede municipal continuará recebendo matrículas remanescentes, assegurando o direito à educação a toda a população de Feira de Santana. Pais e responsáveis que não conseguiram vaga na unidade desejada devem procurar a direção de qualquer escola ou a sede da Seduc para consultar a disponibilidade de vagas em outra unidade próxima ao endereço de interesse.
Até as 11h de hoje, 49.934 matrículas foram realizadas - incluindo as confirmações de permanência declaradas pelos pais ou responsáveis em dezembro do ano passado. Este ano, a rede está preparada para receber 58 mil alunos, representando um aumento de quase 6% em relação ao ano anterior, quando foram matriculados 55 mil estudantes.
“Nosso compromisso é garantir o acesso à educação para todas as crianças e adolescentes. Por isso, reforçamos que ninguém deve perder a oportunidade de matricular seus filhos. A extensão do prazo para o Wilson Falcão é uma medida excepcional devido à recente municipalização”, explicou o secretário de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto.
O chefe da Divisão de Informações Educacionais, Lenio Lins, destacou que a maior procura por vagas ocorre na educação infantil, abrangendo creche e pré-escola. Ele também ressaltou que, historicamente, a matrícula na Educação de Jovens e Adultos (EJA) acontece mais próxima ao início das aulas. “Estamos preparados para matricular esse público em qualquer momento, mesmo fora do prazo oficial”, afirmou.
O ano letivo começa oficialmente no dia 6 de fevereiro. Vale lembrar que o período de confirmação de matrícula para alunos da rede municipal ocorreu entre 2 e 16 de dezembro de 2024.
Segue abaixo a relação que deve ser apresentada, tanto em original quanto em cópia:
- Histórico Escolar original (para estudantes do Ensino Fundamental);
- Certidão de registro civil ou cédula de identidade;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 01 foto 3x4 recente do estudante;
- Para estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família, cartão em nome do pai, mãe ou responsável legal;
- Comprovante de residência atualizado;
- Cartão de vacinação atualizado;
- Termo de autorização de uso de imagem para ações realizadas exclusivamente pela Unidade Escolar e/ou Secretaria Municipal de Educação;
- Questionário de levantamento de necessidades específicas para crianças/estudantes.