Com a chegada da Micareta de Feira de Santana, a biomédica Marilene de Souza, que atua no banco de sangue Hemoba, faz um alerta importante: é essencial que as doações sejam feitas antes do período festivo. A unidade local, responsável pelo abastecimento do Hospital Geral Clériston Andrade, Hospital Estadual da Criança, UPA e municípios da região, terá as atividades suspensas entre os dias 1º e 5 de maio devido à festa.
"Trabalhamos dentro de uma rede composta por 24 unidades, o que não nos permite manter um estoque excedente. Nosso estoque é razoável e adequado à rotina, mas, para o período da Micareta, pedimos a colaboração dos doadores", explica Marilene.
Durante o recesso, caso haja necessidade de reposição de sangue nos hospitais locais, a rede Emoba será acionada para atender à demanda a partir de outras unidades. "Essa é uma rotina da rede, não apenas durante a Micareta. Sempre que uma unidade precisa, recorremos às demais para garantir o atendimento", afirma a biomédica.
Marilene orienta que todos que estejam em bom estado de saúde e aptos a doar procurem a unidade antes do fechamento. "Desde que nos mudamos para o circuito da festa, em 2021, a unidade permanece fechada durante a Micareta. Não há viabilidade de funcionamento nesse período. Portanto, quem puder, deve antecipar sua doação", alerta.
Caso moradores de cidades vizinhas precisem doar durante a Micareta, a orientação é procurar outras unidades do Hemoba, como Alagoinhas, Camaçari ou Salvador. Em Feira de Santana, o atendimento será retomado no dia 6 de maio.
Quem pode doar sangue?
Para ser doador, é necessário:
Estar em bom estado de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal; maiores de 60 anos precisam ter doado antes dos 60);
Apresentar documento oficial com foto;
Passar por triagem clínica na unidade.
A doação é voluntária e pode salvar até quatro vidas. "Trabalhamos para fidelizar doadores, para que entendam a importância contínua desse ato de amor. Não existe medicamento que substitua o sangue. Algumas patologias, como a leucemia, dependem diretamente da transfusão para o tratamento", ressalta Marilene.
Importância dos tipos sanguíneos negativos
A biomédica faz um apelo especial para doadores de tipo O negativo. "É a bolsa de escolha em emergências, usada antes mesmo dos exames de compatibilidade. Não podemos ficar sem esse tipo de sangue em estoque."
Antes de viajar ou aproveitar a folia, o Hemoba pede que a população doe sangue. "Uma única doação pode salvar no mínimo quatro vidas", conclui.
Com informações: Carlos Valadares
Por:Mayara Nailanne