O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), usou suas redes sociais para rebater a fala do ministro da Defesa, José Múcio, que afirmou que “o sonho do pobre do Nordeste é ser pobre no Sul”. Em seu perfil no Twitter, o chefe do Executivo usou a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é natural de Caetés, no Agreste de Pernambuco, para responder a declaração de Múcio.
“Nordestino, Lula nunca pensou em ser ‘pobre no sul’. Seu sonho de ser presidente se transformou em realidade e ele vem trabalhando para reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida de brasileiras e brasileiros, não importa de que estado sejam. O Brasil é um só”, escreveu o governador.
O ministro, que é natural de Pernambuco, fez a declaração na última segunda-feira (19), ao defender a união entre governistas e opositores na luta contra o desemprego e a fome. “Digo muito que somos cinco países, nem os pobres são os mesmos neste País. Somos de um Estado, o Jungmann (ex-ministro Raul Jungmann) e eu, que o sonho do pobre do Nordeste é ser pobre no Sul, porque vai viver numa região diferente”, disse.
Após a repercussão da fala, o Ministério da Defesa se posicionou afirmando que Múcio é nordestino e "conhecedor profundo" das desigualdades sociais e econômicas do Brasil. A pasta alegou ainda que o pronunciamento teve o intuito de "ressaltar que a diferença da renda per capita entre Nordeste e as regiões Sul e Sudeste é injusta e precisa acabar".
“Nordestino, Lula nunca pensou em ser ‘pobre no sul’. Seu sonho de ser presidente se transformou em realidade e ele vem trabalhando para reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida de brasileiras e brasileiros, não importa de que estado sejam. O Brasil é um só.”