O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), convidado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para repetir o feito de 2022 antes de sua vitória nas urnas, mas dessa vez com foco na disputa pela prefeitura de Salvador no ano que vem, já tem agenda pré-bloqueada para participar, no período da tarde, dos festejos Bicentério da Independência da Bahia, o tradicional Cortejo do 2 de Julho.
De acordo com o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Edén Valadares, falta apenas a confirmação oficial. “Mas, o presidente e sua comitiva devem participar da parte solene dos festejos, na parte da tarde, do trajeto na região do Distrito Naval até o Campo Campo”, reforçou. Edén, porém, não sou soube atestar se o novo Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC) será lançado nas comemorações ao Dois de Julho.
É certo que, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), braço direito do presidente Lula, responsável por estruturar as obras do novo PAC e que, assim como no segundo mandato de Lula a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), então chefe da Casa Civil, recebeu a alcunha de “mãe do PAC”, Costa figura como o “pai do PAC”, estará presente na comitiva do chefe da nação.
Fontes afirmam que o novo PAC, classificado por ele como “um grande programa para o desenvolvimento nacional, com obras de infraestrutura em todas as áreas, será lançado na segunda-feira (3), na cidade de Ilhéus, em evento oficial que marca o início das intervenções no trecho 1F da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL 1).
Confirmada a vinda, esta será a quarta vez que Lula desembarca em solos baianos em agenda oficial. A primeira foi em fevereiro, no município de Santo Amaro, para entrega de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, em maio ele participou de uma plenária estadual do Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal, na Arena Fonte Nova e do lançamento do pacote de investimentos na Cultura, através da lei Paulo Gustavo, em evento na Concha Acústica e, no início de junho, participou da Bahia Farm Show, no município de Luiz Eduardo Magalhães.