O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou neste domingo (16), em Bruxelas, capital da Bélgica, onde participará de um encontro com cerca de 60 líderes estrangeiros de países que integram a Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia. O encontro ocorrerá oficialmente na segunda (17) e na terça-feira (18).
De acordo com a Agência Brasil, a delegação brasileira levará à cúpula propostas de estímulo à cooperação mútua nas áreas ambiental, energética e de defesa, além do combate à fome e aos crimes transnacionais. A última vez em que a cúpula foi realizada foi em 2015.
As negociações para conclusão do acordo de livre-comércio entre os países do bloco europeu e do Mercosul tambem podem ser objeto das conversas. Compõem o Mercosul a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai. A agenda oficial de Lula divulgada pelo governo federal prevê reuniões e encontros com líderes políticos e empresariais europeus.
Na segunda-feira, Lula participa do Fórum Empresarial União Europeia - América Latina, pela manhã. À tarde, ocorre a sessão de abertura da Celac. No dia seguinte, ocorre a Cúpula da Celac-União Europeia. O retorno a Brasília está previsto para quarta-feira (19)