Os novos agentes convocados para a Guarda Municipal de Feira de Santana estão sendo capacitados para exercer a sua função. A capacitação iniciou no último dia 10 e possui carga horária de 480 horas (em média 70 a 90 dias), com uma grade de mais de 30 disciplinas. A expectativa é que a formação seja concluída em setembro.
As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, na sede da Guarda Municipal, das 8h às 18h, com intervalos para refeições. São cerca de 58 alunos inscritos e 20 instrutores.
"Esse curso é o princípio da Guarda Municipal, para todos os guardas realmente serem guardas, precisam passar por ele. A grade curricular é do SENASP, do Ministério da Justiça, então essa capacitação é necessária para a guarda", pontua o comandante Itamar Soares da Cruz.
A formação abrange conhecimentos de direito constitucional e penal, o estatuto da Guarda, as leis municipais e demais conhecimentos legislativos. Além da parte teórica, os alunos também recebem a parte prática, voltada para instruções de armamento, defesa pessoal e abordagens.
"Esses são os profissionais que trabalharão diretamente com a sociedade, que muda de comportamento e anseia por agentes qualificados para atendê-los quando for necessário. Então, a população precisa de um profissional bem qualificado e formado, a importância disso é enorme, por isso estamos nos dedicando para melhor instruir, capacitar e qualificar esses guardas. Assim, eles poderão atender a sociedade da melhor forma possível", destaca o subcomandante, Marcos Vinicius de Oliveira Dantas.