Segunda, 25 de Novembro de 2024
Feira de Santana Mulher preta

Moradores participam de atividade voltadas para o Julho das Pretas em Humildes

Iniciativa fortalece movimento de mulheres negras

20/07/2023 às 06h24
Por: Redação Feira Em Pauta
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Moradores do distrito de Humildes participaram nesta terça-feira (18) de atividades voltadas para o cuidado com a saúde, beleza e orientações sobre direitos civis. A ação ocorreu na Escola Estadual do Campo Padre Henrique Borges e faz parte da programação Julho das Pretas - movimento que garante um espaço de luta e fala para as mulheres pretas na sociedade brasileira.

A iniciativa é da Defensoria Pública em parceria com as secretaria municipais de Política para Mulheres - através da Divisão de Promoção da Igualdade Racial - de Saúde, de Desenvolvimento Social, além do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, grupo Eu Sou todas as Mulheres e Associação Cristã Beneficente Nossa Senhora dos Humildes.

Dentre os serviços ofertados, atendimento para pensão alimentícia, divórcio, exame de paternidade, crime, registro civil, oficina de turbante, corte e escova de cabelo, limpeza de pele, atendimento com nutricionista, teste de glicemia, exames para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis,aferição de pressão arterial e atendimento psicossocial.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Gerusa Sampaio, acompanhou a iniciativa e destaca a importância de contribuir para o fortalecimento do movimento de mulheres negras e resistência a qualquer tipo de sistema opressor.

"Atuamos em prol da igualdade de gênero e na luta contra qualquer tipo de desigualdade, seja ela racial ou social", afirma.

JULHO DAS PRETAS

O Julho das Pretas é uma ação de incidência política e propositiva com organizações, instituições e movimento de mulheres negras do Brasil, voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade. 

A ação foi criada em 2013, pelo Odara (Instituto da Mulher Negra) e celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha (25 de Julho). 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários