Enfermeiros que atuam na rede municipal de saúde participaram de um treinamento que faz parte do projeto de reestruturação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O evento promovido nesta terça (18) e quarta-feira (19), ocorreu no auditório da Faculdade Unex. Entre 417 municípios da Bahia, Feira de Santana foi o único escolhido para integrar o projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde.
A iniciativa tem como objetivo preparar a rede para ampliar a oferta de serviços do CTA, descentralizando o atendimento de prevenção, diagnóstico e tratamento dos agravos, como Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV, tuberculose e hanseníase para todas as unidades de saúde.
“Este é um momento importante para a cidade, no qual está sendo fortalecido o atendimento às doenças e infecções transmissíveis. Na segunda-feira tivemos uma reunião com o prefeito e integrantes do Ministério para alinhar as estratégias que serão desenvolvidas. A cidade funcionará como projeto piloto para a reestruturação que deve ser feita em todo o país”, destacou a secretária de Saúde, Cristiane Campos.
A coordenadora do Centro de HIV/IST/Hepatites Virais, Vanessa Sampaio, ressalta que a ideia busca utilizar o CTA como porta de entrada para os pacientes com agravos.
“O intuito é avaliar essa pessoa como um todo, fazer testagem seja de IST, HIV ou tuberculose, e expandir o nosso olhar para a hanseníase. A partir disso, será feito o direcionamento do paciente para as unidades dos bairros”, explicou.