Sexta, 22 de Novembro de 2024
Geral Estupro no Brasil

Índice de crianças vítimas de estupro no Brasil é alarmante, diz ex-delegada

Fórum Brasileiro de Segurança Pública(FBSP), aponta que em 2022, o Brasil alcançou o mais alto índice de vítimas de estupro já documentado em sua história

26/07/2023 às 14h02
Por: Redação Feira Em Pauta
Compartilhe:
Brasília (DF), 17/02/2023 – Fotografia para ilustrar matéria sobre violência infantil, na foto uma criança é vista em silhueta através de uma porta. Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil
Brasília (DF), 17/02/2023 – Fotografia para ilustrar matéria sobre violência infantil, na foto uma criança é vista em silhueta através de uma porta. Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil

Dados divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, divulgado nesta quinta-feira (20), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública(FBSP), aponta que em 2022, o Brasil alcançou o mais alto índice de vítimas de estupro já documentado em sua história, totalizando 74.930 casos de violência sexual.

Esse número representa um alarmante crescimento de 8,2% em relação ao ano anterior, 2021. Com uma taxa de 36,9 casos para cada 100 mil habitantes, o país enfrentou um desafio significativo no combate a esse crime.

“Isso precisa ser estudado, pois em uma sociedade que se diz tão progressista, os homens ainda entendem que são donos do corpo da mulher e que podem fazer o que quiserem. É algo que precisa ser estudado com seriedade, o mais alarmante dessa pesquisa é que 90% dos estupros são contra crianças e adolescente, e as maiorias das vitimas são abusadas por pessoas de confiança, dentro de casa. Portanto, a familia brasileira, em um olhar bem rápido, está doente”, destaca a ex-delegada Dorean Soares em entrevista ao De Olho na Cidade.

A delegada salienta que é essencial sempre proteger e orientar as crianças.

De acordo com o fórum, mais da metade (61,4%), das vítimas tinham no máximo 13 anos, sendo que 10,4% eram bebês e crianças, entre 0 e 4 anos; 17,7% tinham entre 5 e 9 anos e 33,2% entre 10 e 13 anos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários