A Bahia tem 8.081 pessoas desalojadas, 65 desabrigadas e 9.348 afetadas em decorrência das fortes chuvas que atingiram algumas regiões do estado. Os dados são do Governo do Estado e foram atualizados nesta terça-feira (25), com base em informações recebidas das prefeituras.
Turistas são resgatados com caiaques de hotel inundado após forte chuva no sul da Bahia
Os números correspondem às ocorrências registradas em 25 municípios atingidos, que são monitorados e recebem apoio do governo estadual.
Dos 25, cinco estão com decreto de situação de emergência, são eles: Santa Cruz Cabrália, Ilhéus, Belmonte, Porto Seguro e Itapebi.
Os demais municípios atingidos são: Anagé, Caraíbas, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itabuna, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas, Vereda e Vitória da Conquista.
Nesta terça-feira, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) continuou no atendimento a população em áreas isoladas na região de Santa Cruz Cabrália.
A ação foi iniciada na segunda-feira (24), com a distribuição de cestas básicas, água potável e colchões feita pelas guarnições. Além disso, os bombeiros permanecem atentos às situações de emergência.
Na maioria das cidades, a chuva começou na madrugada de sexta-feira (21) e permaneceu no sábado (22) e no domingo (23). Neste período, foram contabilizados alagamentos, deslizamentos de terra e desabamentos de imóveis. Até esta segunda, três mortes foram contabilizadas: um casal de turistas mineiros e o um pescador , que era tio da artista Carla Perez.
Por causa da gravidade da situação, o ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, e o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, viajaram para Itabuna, no sul da Bahia, na segunda-feira. Acompanhados do governador Jerônimo Rodrigues, eles sobrevoaram áreas afetadas pelos temporais na região.