Referência no tratamento de vítimas de Acidente Vascular-Cerebral (AVC), o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, oferece atendimento imediato para pacientes que busquem a unidade durante as primeiras quatro horas e meia de sintomas. O acompanhamento médico nos momentos iniciais é decisivo para a recuperação.
“Conseguimos receber de portas abertas apenas aqueles pacientes que chegam com menos de 4 horas e meia do início dos sintomas. Pacientes que apresentam sintomas por um período mais longo precisam buscar suporte em uma Unidade de Pronto Atendimento e, em seguida, retornar para serem assistidos no hospital”, explicou a coordenadora de Neurologia do HGCA, Renata Nunes, ao Altos Papos, nesta quinta-feira (10).
Reconhecimento internacional
O Hospital Clériston Andrade foi o único do Brasil a ser premiado, no segundo trimestre de 2023, na categoria Diamante do Prêmio Angels, concedido pela World Stroke Organization (Organização Mundial de AVC) e pela Sociedade Ibero-americana de Enfermidades Cerebrovasculares.
De acordo com a Neurologista Renata Nunes, esse prêmio é resultado de um esforço coletivo que pode ser realizado em outras unidades do estado. “É algo muito positivo. É um reconhecimento pela busca contínua de qualidade e melhoria na assistência ao paciente com AVC no Hospital”, afirmou.