Domingo, 24 de Novembro de 2024
Brasil Apagão

Apagão nacional deixa ao menos 20 estados e DF sem energia

ONS diz que uma falha às 8h31 afetou o fornecimento de energia para estados do Norte, do Nordeste e do Sudeste. Causa não foi informada. Desabastecimento parou linhas de metrô em Belo Horizonte, Salvador e São Paulo.

15/08/2023 às 10h03
Por: Redação Feira Em Pauta Fonte: G1
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um apagão afetou o Distrito Federal e em pelo 20 estados do país na manhã desta terça-feira (15), segundo um levantamento do g1 (veja a lista abaixo).

O Operador Nacional do Sistema (ONS) e o Ministério de Minas e Energia disseram que houve uma falha às 8h31, mas ainda não divulgaram a causa do incidente (leia mais abaixo).

Falta de luz gera memes

Veja a lista de estados com relatos de apagão:

Acre

Alagoas

Amapá

Amazonas

Bahia

Ceará

Distrito Federal

Goiás

Maranhão

Mato Grosso do Sul

Minas Gerais

Pará

Paraná

Paraíba

Pernambuco

Piauí

Rio Grande do Norte

Rio de Janeiro

Santa Catarina

São Paulo

Tocantins

O apagão afetou moradores e prejudicou o funcionamento de serviços públicos. Em Salvador, Teresina e Belém, por exemplo, os semáforos ficaram desligados. O metrô da capital baiana teve de ser evacuado. Linhas dos metrôs de Belo Horizonte e São Paulo também pararam.

Pessoas andam no trilho do metrô de Salvador, que teve de ser esvaziado por conta da falta de energia da manhã desta terça (15). — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Pessoas andam no trilho do metrô de Salvador, que teve de ser esvaziado por conta da falta de energia da manhã desta terça (15). — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Causas estão sendo apurada, diz ONS

Em nota, o Operador Nacional do Sistema disse que uma ocorrência às 8h31 interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também os do Sudeste. O g1, entretanto, registrou relatos de falta de energia também em Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

"As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos [dos 16 mil MW afetados]", informou o órgão.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários