Durante o acompanhamento pré-natal, as gestante podem reforçar a proteção contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, gripe e covid. A aplicação das doses em Feira de Santana é realizada conforme a orientação da equipe de saúde que avalia as limitações e as necessidades de cada mulher.
Com exceção da vacina tríplice bacteriana (dTpa), que só deve ser recebida a partir da 20ª semana, as demais podem ser obtidas em qualquer momento da gravidez. Na rede municipal, os imunizantes estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira.
A enfermeira que atua na USF do Caseb, Sheila Gama, destaca que a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada é um dos pontos abordados durante o pré-natal efetuado na rede pública.
“O acompanhamento feito pela enfermagem realiza a entrevista, exame físico, solicitação e/ou interpretação de exames laboratoriais e a orientação. Durante esse diálogo, verificamos a caderneta de vacina, se precisa de alguma dose, falamos também sobre outras temáticas como aleitamento materno, alimentação e o trabalho de parto”, ressaltou a enfermeira.
Ainda de acordo com a profissional, a vacina fortalece o sistema imunológico da mãe e do bebê, pois através da placenta, é transferido os anticorpos para o feto e também ao nascer na amamentação.
“A vacina dTpa, por exemplo, induz a produção de altos títulos de anticorpos contra a doença coqueluche na gestante, o que resulta na proteção dos recém-nascidos, nos primeiros meses de vida, até que se complete o esquema vacinal”, destacou.