Quarta, 27 de Novembro de 2024
Brasil Racismo

Justiça condena hotel a pagar indenização a feirense vítima de racismo no Rio Grande do Sul

Na sentença, publicada no dia 17 de agosto, o Juiz Silvio Viezzer, da 5ª Vara Cível da Comarca de Caxias do Sul, argumenta que é evidente que a situação é um caso de racismo e que certamente a empresa teria outra conduta se o hóspede fosse alguém

23/08/2023 às 10h30
Por: Redação Feira Em Pauta
Compartilhe:
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A Justiça do Rio Grande do Sul condenou a empresa Results Assessoria e Administração Ltda a pagar indenização por danos morais ao consultor comercial Neferson Santos Martins, que acusou a empresa de racismo, após ser expulso do Hotel Travel Inn de Caxias do Sul e ter seus pertences retirados do quarto em que estava hospedado. O caso aconteceu em 2021.

Na sentença, publicada no dia 17 de agosto, o Juiz Silvio Viezzer, da 5ª Vara Cível da Comarca de Caxias do Sul, argumenta que é evidente que a situação é um caso de racismo e que certamente a empresa teria outra conduta se o hóspede fosse alguém “com outro ‘status’ social, quiçá empresário, político, servidor público ou alguém que se apresentasse como pessoa de boa instrução”, e entendeu que o comportamento dos funcionários foi “incorreto e discriminatório, tendo em conta ser o autor uma pessoa negra”.

“Essa decisão atendeu às nossas expectativas, cumpriu com seu mister de punição e também com seu objetivo pedagógico de mostrar à sociedade que nenhuma pessoa, física ou jurídica, que pratique ato de discriminação racial ou de qualquer ordem ou natureza ficará impune”, disse o advogado criminal Felipe Alves, que representou Neferson no processo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários